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Comunicação Integrada de Marketing - Será o Fim do Telefone Sem Fio?



Já aconteceu de você ligar para uma empresa para resolver um problema e sentir que os atendentes estavam despreparados ou não sabiam o que fazer? Ou você já trabalhou em um lugar e se viu nessa situação? Quando um cliente entra em contato com um problema, às vezes é transferido para vários departamentos e, pior ainda, o problema não é resolvido, deixando o cliente insatisfeito e fazendo com que ele precise ligar novamente.


É como se cada pessoa estivesse jogando "telefone sem fio" com frases completamente diferentes. É uma bagunça quando a equipe não tem uma mensagem clara e todos estão descoordenados.


Hoje, quero mergulhar no universo encantador da Comunicação Integrada de Marketing (CIM) e compartilhar como essa abordagem pode catapultar nossas marcas para novas alturas.


O objetivo da CIM é assegurar que todos os canais estejam alinhados e oferecer ao público um atendimento agradável, uma pessoa não pode ser recebida de uma forma por telefone e ter um atendimento totalmente diferente em outro canal de comunicação, o padrão de atendimento deve ser mantido em todos os pontos de contato.


Seja nas redes sociais, no site, em eventos ou até mesmo na embalagem dos nossos produtos, cada mensagem se entrelaça, criando uma experiência de marca que transcende a comunicação isolada.


Expresso Maximino têm se planejado para oferecer uma experiência diferenciada com a CIM, tanto no próprio Site quanto em marketplaces.


Acreditamos que ao unir forças com parceiros, estamos criando uma sinergia, é um passo em direção a um futuro mais conectado, mais autêntico. 


No artigo publicado no Blog da Zendesk, explica como implementar um projeto de comunicação integrada, antes de integrar a comunicação, é fundamental garantir que ela represente o seu negócio. Para que isso ocorra, suas mensagens precisam ser relevantes para seu público e, ao mesmo tempo, devem fazer com que eles reconheçam a sua marca pela forma como sua empresa se comunica. 


Para agregar valor à sua audiência, é importante definir uma persona, ou seja, um personagem fictício ideal criado com base em dados reais e que represente seus consumidores. 


Essa ação é importante porque é impossível gerar identificação com clientes sem entender o que eles desejam, saber suas objeções e necessidades. 

Para complementar, na publicação feita pela FSB Comunicação, reforça a importância da comunicação integrada para as empresas.


O mercado está em constante evolução. Sabendo disso, é importante ter mecanismos que garantam qualidade no processo comunicacional. Adotar a comunicação integrada traz diversos benefícios, e por isso é importante que você conheça alguns deles:


  • Ajuda a prevenir ruídos e informações desencontradas;

  • Reforça a imagem da marca ante o seu público;

  • Impacta a percepção que os clientes têm da empresa;

  • Diminui chances de crises internas;

  • Constrói posicionamento sólido da marca;

  • Diminui boatos entre o público interno.


Nos dias de hoje, as organizações que não possuem uma estratégia de comunicação integrada, podem se deparar com o cenário de incertezas e não ter resultados eficazes, com a constante evolução e competividade do mercado as empresas se veem na necessidade de inovar, mudar e se adaptar constantemente.


Afinal, quando o consumidor não vivência uma boa experiência, ele simplesmente procura outras opções no mercado.


Em outro artigo publicado no Blog da Zendeskespecifica como os problemas de comunicação com o cliente podem impactar a relação entre empresa e consumidor de diferentes maneiras. 


Receber uma informação errada quanto ao preço ou prazo de entrega, por exemplo, tende a aumentar o nível de insatisfação do cliente, afetar negativamente a imagem da marca e potencializar a migração desse comprador para um concorrente. 

Na lista dos considerados mais recorrentes estão:


  • Não ter um bom plano de comunicação;

  • Não conhecer com propriedade o produto e/ou serviço que está sendo negociado;

  • Não conseguir expressar, com palavras, o que está em pensamento;

  • Não utilizar a linguagem adequada para cada consumidor;

  • Se descuidar do vocabulário utilizado;

  • Não ter empatia durante o atendimento;

  • Dispor de apenas um, ou de poucos, canais de atendimento.


Superar esses desafios exige uma abordagem estratégica, colaboração entre equipes, monitoramento constante do ambiente de marketing e uma mentalidade de adaptação contínua às mudanças no mercado e na tecnologia.


Acreditamos que uma mensagem consistente tem um grande impacto. Queremos que cada ponto de contato com você reflita isso. Ao expandirmos para marketplaces, nosso objetivo é oferecer uma experiência integrada, onde cada interação conte uma história verdadeira sobre o Expresso Maximino.



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